15 de dez. de 2008

O mundo mágico dos cliparts em 10X sem juros!

Post com sabor naftalina.
Um dia, em um ex-serviço meu, entra esbaforido meu ex-patrão (micreiro por sinal), munido com a seguinte caixa debaixo do braço, ah, a foto é real.
Todo glorioso, alegre e saltitante, bradava que tinha finalmente conseguido o "Pacotão de Clipart" da Corel, pudera, se você não entendeu, ai vai.
No começo dos anos 90 surgiram os CDs e pacotes de Cliparts, 5 a 10 CDs contendo ilustrações vetoriais para serem usadas no que dava na telha. Eram, no caso acima, 110.000 imagens, orra, tinha de tudo, o preço desta palhaçada era o preço de um carro popular na época.
Pudera, naquele tempo era raro encontrar alguém que tivesse uma capacidade de ilustração em algum software vetorial, eram raros profissionais na área, tanto que as faculdades mal tinham computadores, software era coisa de estrangeiro. A Corel bancava pessoas para ficarem dias desenhando de tudo para rechear tais pacotões.
A Corel criou assim uma raça de micreiros preguiçosos,, que não sabiam mexer em nada no tal do Corel Draw, e sim arrastava um Clipart esperto aqui e alí e pronto.

Até hoje, no caso, deste meu ex-patrão, muita gente corre atrás destes pacotes, que são vendidos a preço de ouro num underground sujo das oficinas de faixas e letreiros, gráficas ralés, e micreiragem.
Pudera, meu ex patrão havia feito o pacote usado, todo cagado, com 1 CD dando pau em 10 vezes com o dono de uma gráfica que faliu aqui. Aquela noite, meu ex patrão nem dormiu olhando seus novos cliparts. Pagou R$500,00.

No Brasil estes pacotes se tornaram febre, tanto que a algum tempo era normal perceber um monte de desenho igual em placas de sinalização, ou faixas e letreiros de loja, certeza que tinham vindo desta caixa ai.
O tamanho do pacote assusta, mas o que mais assusta é o livro de mais de 1000 páginas contendo cada clipart, este separado com um código a ser acessado no CD.

Felizmente a Corel perdeu o filão com o advento da internet e a quantidade de designers com a capacidade de ilustrar em um software vetorial.
Hoje, um pacote atual sai por módicos R$300,00, é bem menor, basicamente composto por ilustrações de empresas terceirizadas, ah, e você ainda leva uma licença do Corel Draw, pra usar ou jogar fora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Da Corel? Dispenso.

Anônimo disse...

Por isso uso o illustrator ;D

Anônimo disse...

gostaria de comprar o corel mega gallery qto cussta