16 de abr. de 2009

Nomeoclaturas...já pensou na sua?

"Nossa cara, agora sou Diretor de Arte!"
Já ouviu isso? Ou melhor, você tá feliz por ser isto? Então começa a chorar filho!
Uma coisa é certa hoje no Brasil, chamam designers de tudo, menos...de DESIGNERS.
Aqui farei um montinho, com várias nomeoclaturas que usam para nos chamar, registrar ou indicar-nos dentro da agência! Duvido que você tenha pensado nisso!

ARTE FINALISTA
O que é na verdade: O Arte finalista surgiu junto as HQ´s, pudera, os desenhistas tinham em média 11 horas para terminar uma página dupla, depois de tudo rabiscado, entrava o arte-finalista, que terminava o trabalho passando naquim em tudo que o desenhista havia feito.
Ai, ai aiiii se o arte finalista desse uma de espertinho e resolvesse mudar uma linha ou dar um traço próprio! Era rua na certa!
Só lá pelos meados dos anos 90, os arte finalistas começaram a ganhar espaço pelo simples fato de que as editoras começaram a aceitar o traço deles nas historinhas.

Perai, mas eu sou isso, o que faço?: Primeiro, design não é arte, portanto, você não é nada! Oras, você não é um "designer finalista!". Lembra-se daquele episódio do Mr Bean que ele ia na aula de pintura e a professora pegava o pincel da mão dele, dava um retoquinho e falava "Voilá", sim, você é a mesma coisa que ela.
Um fato interessante é que muitos designers são registrados como Arte Finalistas simplismente pelo fato do piso salarial de um designer ser estupidamente alto.


DIRETOR DE ARTE
O que é na verdade: Na verdade você é filhote do Diretor de Produção da agência, em outras palavras, se design NÃO é arte, então você dirige o queeee? Simples, computador, photoshop, etc.
Antigamente o diretor de arte era dono de gráfica, sério, era o sujeito que falava pra molecada usar direito o letraset e não deixar o cyan misturar com o magenta na Heinderberg.

Perai, mas eu sou isso, o que faço? Primeiro é ter certeza que nenhum publicitário vai ler isso aqui e falar "olha, se ele dirige computador, então ele é um micreiro!!! DARRRR". Peça para o seu patrão começar a te chamar de designer...se ele não quiser, bem, aí vocês saem no pau.


DIRETOR DE PRODUÇÃO
O que é na verdade: Assim como os Pokemons e Digimons, os Diretores de Arte evoluem para diretores de produção. Mas perai, lá no frigorífico do meu pai tem também um Diretor de Produção! Oras!!!
Caro senhor, bem vindo, você agora é um funcionário GENÉRICO! Toda empresa hoje tem um diretor de produção! Bem vindo a plebe (insira música da Escrava Isaura aqui!)

Perai, mas eu sou isso, o que faço? Nunca fale sua posição quando você estiver em férias na fazenda, senão vão colocar você pra pagar cortador de cana ou retireiro.


MENINO DA ARTE
O que é na verdade: Realiza: Chega alguém pra conhecer a agência, seu patrão vai mostrando tudo, até que ao chegar em você ele aponta e fala: "Aquele alí é o Menino das Artessss"
Uma coisa é certa, ou ele não sabe o que você faz alí ou você não tem uma orelha ou você é algum artista renascentista que acha o teto da Capela Cistina um horró!
Bem, tem coisa pior, quando vc, lá pelos 25 anos, ainda é chamado ludicamente de "menino"!!!
Existe ainda uma versão menos evoluída, que é "O Menino do Computador" aí fode né?

Perai, mas eu sou isso, o que faço? Comece a chamar seu patrão de "Tio da agência" ou senão "Veio do Rio", se for patroa, chame-a de "Senhora da Agência" (mulher odeia ser chamada de senhora) ou senão de "Véia dos Photoshop".
Não me responsabilizo pelos problemas que podem ocorrer.

2 comentários:

Ruiva disse...

Tenho carteira assinada como designer mesmo.
Mas meu patrão ainda se refere a mim e aos meus colegas como "o pessoal que faz as artes".
AFF!

Anônimo disse...

Já meu chefe chama agente(designers) de "pessoal que faz o negocio funciona!"

zuado! :p