13 de abr de 2009

Os 5 maiores clichês do Branding

Criar logotipos e marcas não é pra qualquer um, é o tipo de trabalho mais instavél do planeta, se apresenta o logo, e em seguida uma legião de palpiteiros querendo dar pitaco na criação, no final tudo acaba ficando diferente do que se pediu.
Eu aprendí com o tempo a dar as costas pro cliente, sério, apresento, não gostou, mando as favas e procuro um cliente mais inteligente. Onde está minha ética? Estava toda no logotipo que ele pediu pra colocar "aquele efeito que o amarelo vai virando azul..."
Existe sim cliente bom, aquele que entende que não te contratou pra fazer o que ele quer, e sim, o que o público dele precisa.

Ah, mas claro, existem as mazelas do mundo do branding, modinhas sapecas que insistem em permanecer na construção de logotipos.

1-Liga-Letras.


Esta é pros micreiros da pegada tipográfica. Logotipos tipográficos são demais, funcionam muito bem, quando bem feitos.
A onda da micreirada que curte um tipo é ligar as letras, deixando tudo como um símbolo só.
Pior mesmo quando resolvem ligar lentras que não são cursivas, fudendo tudo de acordo mesmo, dando aquele visual sem pé nem cabeça.

2-Forma de Unha.


O mal do advento dos programas de ilustração vetorial, é a parábola, ou famosa "lua" ou "forma de unha".
Simplificação é a base da produção de logotipo, aí a vem a micreirada querendo dar uma de minimalistas e começam a colocar cúspede em tudo, dando aquele visual de velocidade aliado a uma forma fina, e ainda falam: "Olha, parece o da Nike! Aí se dá certo pra eles, dá certo pra você"

3-Brush Script.


Famosa fonte anos 40, era utilizada para se escrever em mísseis com mensagens amorosas ao inimigo na segunda guerra mundial. Ah, um background maravilhoso, que se tranformou numa das fontes mais utilizadas de maneira errônea em logotipos.
É fácil ver por aí logos usando desta tipografia, mas porque?
Pelo simples fato dela imitar um "escrito a mão", OW! Haja humanidade nos seus logos!

4-Condensar Elementos da Empresa.


Esta é top, suponhamos que você faça um logo para uma empresa que vende materiais para construção. Na primeira apresentada, você senta com o cliente e ele começa a pedir: "Eu vendo telha, coloca uma telha alí...ah, eu tb vendo tijolo! Coloca a primeira letra feita de tijolo!"

5-Usar Elementos como Letras.


Logotipo....Logos=Palavra/Conhecimento, Typo=Escrita...hum...porque não misturar os 2? Isso, vamos pegar esta forma aqui...olha, ela se parece com tal letra! Perai, deixa eu quebrar o texto e colocar aqui...OW! FICOU PERFEITO!

3 comentários:

Mauro disse...

Hahahahaha! Muito bom post, ri demais! O número 4 e 5 já aconteceu comigo, é ridículo!

Muito massa teu blog cara. Conheci faz pouco tempo e já assinei teu feed. Difícil encontrar designers sinceros e que não chupa pinto do cliente.

Parabéns!

Anônimo disse...

pior... o vida mais lazarenta!
hahaha

Enrique Robledo disse...

Concordo com o Mauro!, eu tmb ri! Valeu!