8 de ago de 2009

10 coisas bizarras sobre sobre stock photos (Parte 1)

O mercado de fotografia no melhor estilo "stock" cresce a cada ano. No começo apenas tiozões da pegada da Internet que tinham as primeiras câmeras digitais participavam, depois com o advento da TekPix em 12X virou uma farra. Depois veio a criação de micro stocks levando profissionais a loucura pelos baixos preços por download.
Hoje basta você bater o olho numa foto stock, e ela é facilmente reconhecida, mas porque isso acontece? Não sei explicar bem, falam muito da artificialidade, da iluminação, e do sentido random da cena que dá abertura ao uso de tal em diversas áreas diferentes.
Engraçado que estamos numa era onde o "eu", o natural do ser humano é mostrado de maneira explícita como na vida real, Twitter, blogs, BBB...mas porque ainda as fotos utilizadas na publicidade e afins são tão artificiais?
Então comecei a olhar alguns aspectos curiosos nestas fotografias, e pensei nesta lista de 10 coisas bizarras que estão em quase todas as fotos de stock.

10 - Estudantes tendem a sempre estudarem juntinhos.
"Fulana, olha só aqui, esta informação"
"Esta aqui?"
"Não sua mula! ESTA AQUI!"
Ah, o ambiente escolar nunca foi tão fantasioso quando no stock, todo mundo estuda junto, temos miscigenação, todos com roupas impecáveis....hum, tão agradável!
Lembra-se da sua época de escola? Quantas vezes você já estudou deste jeito? Ou melhor, dá pra estudar assim? Neste clima de lero-lero amigável?
Sem contar que em grande parte das fotos temos sempre uma encenação de conversa...hum...segreditos durante o estudo? Ou as frases do começo deste item?

9 - Notebook sempre de alguma maneira impossível.

Perna pra quem te quero! E haja equilíbrio Já percebeu as posições que usam notebook nas fotos de stock? Não? Comece a perceber e também a tentar copiar! São todas posições impossíveis e nem um pouco ergonômicas ao uso do portátil! Um verdadeiro kama-sutra em locais manjados.
Sempre em cima da perna, ok, mas será que estes notebooks dos stocks não tem um cooler baforando ar quente nas pernas? Ou melhor, será que escrevem tudo por ondas mentais porque na maior parte das vezes é impossível escrever num teclado nas posições das fotos. Podemos ir mais longe ainda quando rola aquelas fotos do tiozão segurando o notebook com um braço e escrevendo com o outro!

8 - Todo mundo de braço cruzado sorindo!



Este é batata, toda empresa que quer se mostrar sóbria usa um destes. De acordo com o livro O Corpo Fala, o ato de cruzar os braços é o mesmo de se fechar ou colocar um escudo. Agora vem o porém, porque todo mundo rí de braços cruzados no stock? Fecho embaixo e abro em cima?
Quantas vezes na sua empresa você cruzou os braços e fez cara de malandrão sorridente? Pior ainda quando você chama seus colegas de trabalho: "Ai pessoal! Vamos todos cruzar os braços e rir diante da fachada da empresa!"

7 - Médicos e seus tratamentos de gausian blur!

Lembra quando você era pequeno e enfrentava aquela fila do Pronto Socorro e dava de cara com aquele médico mal humado, suado, que mal levantava da cadeira pra te atender? Isso não acontece no mundo mágico do stock porque todos os médicos são camaradas, sorriem, tem cara de "missão cumprida"...e nem se parecem com médicos! O sujeito pode ter saído de uma operação de extração de uma lanterna de algum orifício do corpo de um paciente que está tudo OK! Trauma, que trauma?
Depois basta colocar o paciente no plano de fundo em pós operatório com tratamento composto de várias ampolas de gausian blur. Tratamento revolucionário.

6 - Homens tem cara de...
...acho que peidei.
A maior parte dos homens de fotos de stock tem cara de....homem de banco de imagem. Sabe? Aqueles sujeitos que não se parecem com nada, não são bonitos, nem feitos, são simplismente tios descolados que olham pra você com uma cara que pode se imaginar de tudo, menos uma razão para estarem te olhando daquele jeito.
Não acontece tanto com mulheres, mas bancos de imagem parecem ter uma fixação por estes sujeitos genéricos de meia idade com cara de cachorro que caiu da mudança.

Bem, por hoje é só, não perca as outras 5! Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma resposta comum para todas as perguntas. Porque elas vendem e é isso q a publicidade barata(e cara) quer...

Anônimo disse...

Porque você trabalha na indústria cultural e seu trabalho é criar esse mundo de ilusões.

Anônimo disse...

cara, muito bom seu blog,passei umas 2 hrs de madrugada lendo seus posts x], continue postando vlw =]

Andre disse...

Como disseram um mundo de ilusões...