12 de fev de 2009

Gestalt do Micreiro.

Micreiro faz "rough"? Micreiro tem "brainstorm"? Micreiro projeta?
Apesar de todas das respostas acima serem negativas, temos no processo de criação do micreiro uma incrível ementa a ser estudada.
Então fiquei dias e mais dias observando tal raça, afim de entender o porque que todos os micreiros tem um processo criativo muito parecido, todos, enquanto nós designers temos a capacidade de criar coisas diferentes de outros colegas de profissão.
Entenda aqui um pouco da Gestalt do Micreiro.
O Branco
O branco é a total ausência de cores sobre uma superfície ou em alguma mídia, o branco simboliza a paz, limpeza.
Para o micreiro o branco simboliza "vamos encher de algo", para  ele o branco não tem vez no mundo, o que é branco, deve ser exterminado.
Quanto menos branco melhor, a cobertura deve ser total ao ponto de não haver mais branco. Enche-se o branco com fotos com 72dpi, brushes do deviant.art, fontes cafonas e muito texto.
Para clientes micreiros, o branco é igual a perda de dinheiro, pois tal está pagando e sendo assim a área branca deve ser coberta por completa para fazer juz ao dinheiro usado.

O Degradê
A origem do degradê vem da física. O degradê é um vetor, que através de uma equação este mesmo oscila a quantidade de cores aplicada a tal.
Para o micreiro, o degradê é a saída para não se usar uma única cor.
"Porque colocar uma cor, se podemos colocar duas, três, mais de uma vez"?
O degradê hoje se usado corretamente para seguir os padrões Web 2.0, é bem vindo, mas infelizmente a micreiragem acha que Web 2.0, é algum carro lançado pela Hebe Camargo.

A Mistura Interativa, ou Blend
Pelo incrível que pareça, tal ferramenta surgiu para produzir degradês de pobre, em outras palavras, degradês que tinham que ter uma quantidade de cor certa.
E o mais fantástico é que é a base para animação em flash.
O micreiro adora o blend, principalmente quando quer dar movimento no papel como se usasse o flash alí! Uau, transformar uma forma em outra na frente da pessoa em um folder é demais! Pura interatividade!
A ferramenta é muito utilizada pelo micreiro para a criação de efeitos psicodélicos, pois, o micreiro tem em mente que design é pura psicodelia. Urú!
A Comic Sans
A fonte criada em 1994 por Vicente Connare foi feita especialmente para o Microsoft Bob, uma interface bonitinha para o Windows da época, o Bob fracassou, e a Comic Sans reinou.
Vicente diz que quando viu o Bob, que era lotado de personagens cartoons, viu que os balões eram escritos com Times New Roman que não combinavam com as cenas, pudera, a Comic Sans surgiu como um mix de fontes de quadrinhos.
O micreiro, usa a Comic Sans em tudo, porque não é uma fonte muito quadrada nem muito cursiva, nem muito mole, nem muito dura,ou seja, "pra que colocar uma fonte se posso colocar uma que se parece com duas".

A Inclinação
Para o micreiro, design é anarquia, radical, urúlll!
Pudera, para sair dos eixos (literamente) o micreiro tende a inclinar tudo, letras, formas, etc. Saindo do padrão, dando um visual pra lá de único.

A Sombra Analógica
A sombra analógica é resultado de tudo cidado acima, quando o micreiro percebe que não consegue distinguir letras de fundo, duplica-se as letras, colore de preto e finalmente cria uma sombra que dá leitura ao que não se via anteriormente. O uso é fantástico e dá um visual que beira o 3D, fazendo-que a letra salte da mídia! WOW!

É isso, espero que você tenha entendido como a Gestalt do Micreiro é regida, e como fazer bom uso dela nas suas criações.

Postagem em homenagem ao Daniel de Rib. Preto-SP, que adora um micreiro!

8 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei do teu blog.
Portugal

::mrato:: disse...

foda... giba sempre profundo...

Leandro disse...

rá...

/morriderir

o/

Marcos Vinicius Pavan disse...

O pior que é tudo verdade. Parabéns você conseguiu ler a alma do micreiro.

Renato disse...

heheheeh
o melhor é essa do branco...
Tive um chefe que era assim mesmo, estou pagando quatro cores, temos que usar TUDO!!!
tristeza...

Leo Mendes disse...

Muito bom, mas "brainstorm" é coisa de publicitário (e micreiro também)rsss

LG disse...

micreiro é uma maneira de viver!
alguns passam por fase outros levam como uma ceita seguindo até o fim da vida infelizmente hahahah

Parabens! muito bom o post!

Dedo Enjuss disse...

Muito foda!!! hahahahahahah