12 de fev. de 2009

Gestalt do Micreiro.

Micreiro faz "rough"? Micreiro tem "brainstorm"? Micreiro projeta?
Apesar de todas das respostas acima serem negativas, temos no processo de criação do micreiro uma incrível ementa a ser estudada.
Então fiquei dias e mais dias observando tal raça, afim de entender o porque que todos os micreiros tem um processo criativo muito parecido, todos, enquanto nós designers temos a capacidade de criar coisas diferentes de outros colegas de profissão.
Entenda aqui um pouco da Gestalt do Micreiro.
O Branco
O branco é a total ausência de cores sobre uma superfície ou em alguma mídia, o branco simboliza a paz, limpeza.
Para o micreiro o branco simboliza "vamos encher de algo", para  ele o branco não tem vez no mundo, o que é branco, deve ser exterminado.
Quanto menos branco melhor, a cobertura deve ser total ao ponto de não haver mais branco. Enche-se o branco com fotos com 72dpi, brushes do deviant.art, fontes cafonas e muito texto.
Para clientes micreiros, o branco é igual a perda de dinheiro, pois tal está pagando e sendo assim a área branca deve ser coberta por completa para fazer juz ao dinheiro usado.

O Degradê
A origem do degradê vem da física. O degradê é um vetor, que através de uma equação este mesmo oscila a quantidade de cores aplicada a tal.
Para o micreiro, o degradê é a saída para não se usar uma única cor.
"Porque colocar uma cor, se podemos colocar duas, três, mais de uma vez"?
O degradê hoje se usado corretamente para seguir os padrões Web 2.0, é bem vindo, mas infelizmente a micreiragem acha que Web 2.0, é algum carro lançado pela Hebe Camargo.

A Mistura Interativa, ou Blend
Pelo incrível que pareça, tal ferramenta surgiu para produzir degradês de pobre, em outras palavras, degradês que tinham que ter uma quantidade de cor certa.
E o mais fantástico é que é a base para animação em flash.
O micreiro adora o blend, principalmente quando quer dar movimento no papel como se usasse o flash alí! Uau, transformar uma forma em outra na frente da pessoa em um folder é demais! Pura interatividade!
A ferramenta é muito utilizada pelo micreiro para a criação de efeitos psicodélicos, pois, o micreiro tem em mente que design é pura psicodelia. Urú!
A Comic Sans
A fonte criada em 1994 por Vicente Connare foi feita especialmente para o Microsoft Bob, uma interface bonitinha para o Windows da época, o Bob fracassou, e a Comic Sans reinou.
Vicente diz que quando viu o Bob, que era lotado de personagens cartoons, viu que os balões eram escritos com Times New Roman que não combinavam com as cenas, pudera, a Comic Sans surgiu como um mix de fontes de quadrinhos.
O micreiro, usa a Comic Sans em tudo, porque não é uma fonte muito quadrada nem muito cursiva, nem muito mole, nem muito dura,ou seja, "pra que colocar uma fonte se posso colocar uma que se parece com duas".

A Inclinação
Para o micreiro, design é anarquia, radical, urúlll!
Pudera, para sair dos eixos (literamente) o micreiro tende a inclinar tudo, letras, formas, etc. Saindo do padrão, dando um visual pra lá de único.

A Sombra Analógica
A sombra analógica é resultado de tudo cidado acima, quando o micreiro percebe que não consegue distinguir letras de fundo, duplica-se as letras, colore de preto e finalmente cria uma sombra que dá leitura ao que não se via anteriormente. O uso é fantástico e dá um visual que beira o 3D, fazendo-que a letra salte da mídia! WOW!

É isso, espero que você tenha entendido como a Gestalt do Micreiro é regida, e como fazer bom uso dela nas suas criações.

Postagem em homenagem ao Daniel de Rib. Preto-SP, que adora um micreiro!

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do teu blog.
Portugal

::mrato:: disse...

foda... giba sempre profundo...

Unknown disse...

rá...

/morriderir

o/

Marcos disse...

O pior que é tudo verdade. Parabéns você conseguiu ler a alma do micreiro.

Anônimo disse...

heheheeh
o melhor é essa do branco...
Tive um chefe que era assim mesmo, estou pagando quatro cores, temos que usar TUDO!!!
tristeza...

Leo Mendes disse...

Muito bom, mas "brainstorm" é coisa de publicitário (e micreiro também)rsss

LG disse...

micreiro é uma maneira de viver!
alguns passam por fase outros levam como uma ceita seguindo até o fim da vida infelizmente hahahah

Parabens! muito bom o post!

Dedo Enjuss disse...

Muito foda!!! hahahahahahah