21 de mar de 2010

Lá vem ele, Corel X5

A idéia do Corel sempre foi: "Programa multiuso", dá pra diagramar, dá pra imprimir, dá pra editar textos, dá pra desenhar e até fazer sites, que coisa...Isso se tornou um calcanhar de aquiles, o programa ficou com fama de pesado e instável, apesar que as últimas versões estão bem lisas.

A novidade é que a versão X5 acaba de sair no site da Corel (clique aqui), lembrando que desde o 12 não temos absolutamente NADA de novo, tirando claro, o gerador de papel quadriculado...

Aí eu pensando, será que agora mudaram muitas coisas? Baixei o trial e fui ver as "novidades" no paper deles, clique nas imagens para ver maior:

Ow, agora temos 6 novos tutoriais! SEIS! no X4 tínhamos apenas...SEIS! Não seria mais bacana criar um canal no Youtube para que o acesso seje direto e rápido a tutoriais? Ou criar uma rede de tutoriais criados por usuários diretamente acessado na interface do programa?
Lá vem novamente o Trace...eu testei o trial, e realmente ainda está MUITO longe do trace do Illustrator.
Na boa, alguém aqui usa aquela ferramenta de desenho inteligente? Sério, apesar do X5 não trazer nada de novo, ainda batem nesta tecla, sei que facilita criar círculos e triângulos, mas será que selecionar tais ferramentas próprias pra isso não é mais simples?
Melhoraram a tela de boas vindas! Haja coração.


Não nego, muita gente começou no Corel, como eu, salvo aqueles que tiveram contato direto com o Illustrator, Inkscape ou Freehand antes. Mas será que a Corel está inovando em alguma coisa? A invoação que mais falam é a compatibilidade com o Windows 7, o mesmo foi o carro chefe do lançamento do Corel X4 para Vista e X3 para XP...compatibilidade pra mim não é inovação.
Cadê as versões pra OSX? Oras, agências estão abarrotadas de Macs, o último para a plataforma fora o bugado Corel 11.

Eu como designer, não vejo um futuro muito longo para o Corel Draw, muitas pessoas vem preferindo o Illustrator e até mesmo o gratuíto e não menos poderoso Inkscape, e não são poucas, gráficas não aceitam mais CDR's. Onde estão as ferramentas novas?

Pra terminar, clique aqui para baixar uma graphic novel da Corel explicando as inovações...

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o Corel X5 não sofreu praticamente mudança nenhuma, as melhorias são insignificantes. Eu testei e posso dizer que houve apenas 2 reais novidades:

1º sistema de controle de cor está bem melhor, agora ele pergunta qual o sistema de cor (RGB, CMYK, LAB etc) usar e qual sua configuração (Coated FOTOGRA 27, e todos os demais)

2º agora um objeto com o canto arredondado (que agora possui variações) não distorce mais quando esticado, só quando convetido em curva.

Além de aparentemente mais estável. fora isso tudo igual o X4!

Adrians disse...

CADÊ A VERSÃO P MAC????

Umberto Miller disse...

um objeto arredondado não distorce mais quando esticado, só quando convertido em curva ( qual a novidade disso?).. eu infelizmente só trabalho com o Corel devido aos macros.. fiz curso de illustrator e esqueci td uahauahau.. eh osso.. mas no geral eu gosto do Corel..