28 de mar. de 2010

Lá vem ele, Photoshop CS5

Rá rá rá pra quem tirou certificação CS4. Engraçado que a cada atualização a Adobe parece diminuir o tempo entre tais.
Este parece ser o ano do 5, Corel X5 e CS5...

Tirando isso, o bafáfá da semana foi o seguinte vídeo:
Este é o tão falado Contet Aware Fill, em outras palavras, uma espécie de carimbo que reconhece aonde você quer preencher e automaticamente captura de algum lugar da mesma imagem um padrão que se encaixe melhor alí.

A melhor parte disso, é ver os comentários por aí, em blogs e outros meios:
"O que eu comento quando fico sem palavras?"
"Desculpem o palavrão, mas: CARALHO!!! Eu quero isso agora!"
"Ninguem vai mais precisar de assistente de arte" 

Este tipo de comentário me deixa embabascado ao ver o tanto que alguns "profissionais" são tão ingênuos. Porque quem trabalha pesado com Adobe, sabe que isso jamais vai funcionar desta maneira.
A implementação sempre é péssima, quissá, baseada na gambiarra e jeitinho.
Lembram do CS4? Ladrando mundos e fundos? Content Aware Scale não servia absolutamente pra nada, bugs de OpenGl impediam a visualização de pincéis. E aquele vídeo do carrinho 3D? Alguém usou aquilo? 3D? Aonde?

Não estou querendo dar uma de estraga prazeres, mas parece que a Adobe erra ao criar estas ferramentas que parecem mais mágicas a que funcionais, a que dar atenção na criação de outras ferramentas que seriam realmente úteis aos designers.

5 comentários:

Fábio disse...

Concordo!

Anônimo disse...

Camaradas, fui Beta-Tester do Ps CS5 e posso garantir que a nova versão é tudo isso sim. Claro que vão ter imagens e situações que o Content-Aware Fill e/ou o Content-Aware Healing Brush não vão resolver sozinhos (o algoritmo ainda não faz milagres) mas, como disse a Julianne Kost, na *pior* das hipóteses você vai ter um ponto de partida bem melhor do que se fizesse tudo na mão.

Pop Liberal disse...

Isso não é novidade nenhuma...Na verdade a Adobe ja copiou outros softwares e plugins. Designers têm um problema cultural sério, não se informam muito bem e se impressionam fácil. Até o Gimp já tinha um troço destes:
Resynthesizer
http://www.youtube.com/watch?v=r2gonFtc1yc

Giba disse...

Realmente, o Gimp vem se mostrando cada vez melhor, apesar que que a interface dele ainda é caótica e o suporte a tablets ainda engatinhar.

Tomara que entrem na onda do Blender, arrumando a interface e permitindo uma saída gratuíta.

Professor Douglas disse...

O mais complicado com relação as ferramentas, ou processos mágicos das versões que são lançadas ano apos ano é que os Designers começam a ser mais desvalorizado do que nunca pois na cabeça da maioria das pessoas tudo na informatica é facil é magico, tudo é de graça, e sinceramente odeio quando dissem que é facil, e as empresas simplesmente acabam dando essa impressão..Aí é fo..